Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de julho de 2008

Nihongo - Uso de Partículas(1)

o uso do WA
1. Partícula que indica o tópico de uma frase.
2. Serve para contrastar ítens ou relevar algo.

Toda vez que quiser falar de algo ou de alguém(sujeito da oração), coloca-se esse sujeito no início da frase prescedido da partícula wa.

Exemplo:

. Watashi wa Maria desu.
Eu sou a Maria.


. Musukosan wa ikutsu desuka?
Qual a idade de seu filho?


.Musumesan wa kawaii desune!
Sua filha é bonita!


.Shigoto wa kitsui desuka?
O trabalho é pesado?


.Shumi wa nan desuka?
Qual o seu hobby?


.Watashi wa tsuri ga sukidesu.
Eu gosto de pescaria.


o uso do NO
1. Indica a posse.
Exemplo:
Kaisha no kuruma - Carro da companhia.

2. Como função adjetiva.
Exemplo:
Ame no hi - Dia de chuva.

3. de, sobre - que se trata de...
Exemplo:
Burajiru ryoori no hon desu. - É um livro de culinária brasileira.

4. de, em - feito de...
Exemplo:
Kawa no hando-baggu desu. - É uma bolsa de couro.

5. Indicando o lugar onde está uma coisa ou pessoa.
Exemplo:
Nihon no hito tachi wa yasashii desune. - As pessoas do Japão são gentis.



Outros exemplos:

.Watashi no musume desu.
É minha filha.


.Anata no hon desuka?
É seu livro?


.Danna san no shigoto wa nandesuka?
Qual o trabalho de seu marido?


.Kono pen wa dare no desuka?
Essa caneta é de quem?


.Maria no pen desu.
A caneta é da Maria.

6 comentários:

Beth disse...

Por gentileza, gostaria de saber da palavra dana san. Posso usar essa palavra quando o marido for de outra pessoa ou posso usá-la também quando me refiro ao meu marido, quando falo.Aguardo resposta.Obrigada!!!

Rosana Oshiro disse...

Danna san se usa para perguntar do marido de outra pessoa, quando for falar do seu marido vc diz shudin, que significa: meu marido.
O marido de outra pessoa pode ser go shudin também.

Anônimo disse...

Valeu a resposta Rosana!!! Obrigada!!! Beth.

Anônimo disse...

Oi e normal qndo se esta aprendendo nao entender nenhuma palavra !!!???

Anônimo disse...

otimas suas dicas obrigada por esse site

ダヤ Mattos disse...

Olá, eu gostaria de saber um pouco sobre a partícula ni, quando eu devo usa-la e tal

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!