Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

domingo, 7 de dezembro de 2008

Nihongo - Uso de Partículas(3)

Uso do DE

de: em - indicando lugar

Eki no mae de matte imasu.
Estou te esperando em frente à estação.

Musuko wa Tokyo de umaremashita.
Meu filho nasceu em Tokyo.


de: por, pelo, de, com - meio de locomoção, uso de algum material

Shinkansen de Hokkaido e ikimasu.
Vou à Hokkaido de trem-bala.

Atokara denwa de hanashimasu ne.
Depois conversamos pelo telefone.

Nihon no o-sake wa kome de tsukurarete imasu.
O saquê japonês é feito de arroz.

de: de, com, por(causa de)

Kare wa gan de nakunarimashita.
Ele morreu de câncer.

Maria wa kaze de kaisha wo yasumimashita.
Maria faltou ao serviço por causa da gripe.


de: em, dentro de, daqui a...(indicando tempo)

Ato san ka getsu de Burajiru e kaerimasu.
Daqui a três meses vou voltar para o Brasil.

Ato jippun de owarimasu!
Terminarei daqui a dez minutos!

Kono shigoto wa niji kan de dekimasu.
Este serviço dá para ser feito em duas horas.


de: a, por (indicando preços)

Kono tokei wo ichi man yen de urimasu.
Vendo este relógio por dez mil yenes.

Go sen yen de saifu wo kaimashita.
Comprei uma carteira por cinco mil yenes.


de: com, à idade de...(indicando idade)

Anata wa nan sai de kekkon shimashita?
Com que idade você se casou?


de: a (indicando velocidade)

Watashiwa sono toki jisoku rokujikkiro de hashitte imashita.
Nessa hora, eu estava correndo a uma velocidade de sessenta quilômetros por hora.

4 comentários:

Bee-Chan disse...

Eu adoray, mas a partícula "DE" é meio difícil.. o_o''

Anônimo disse...

oi e muito bom ter pessoas assim como vc, que ajudam outras pessoas com dificuldade na lingua !!!!!!! obrigada

Anônimo disse...

Parabéns e obrigado, essas aulas estão ajudando muito.

Tenho uma pergunta: Ouço falar muito em "koto dé" o que significa ou em q situação é usado? Onegai.

mariane disse...

Valeu por essas dicas,na minha kbça tava muito dificil entender as benditas particulas...mais aos poucos estou entendendo...HONTONIARIGATOUGOZAIMASHITA

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!